quarta-feira, 4 de maio de 2011

OFICINA DE TEATRO


Solilóquios
A vida é um conto de fadas que muitas vezes termina em tragédia
E como conto, podemos transformá-la, mudar o seu final, o meio e o fim.
Temos o poder de escolher os personagens e os conflitos, mas na maioria das vezes nos atemos atados em nossas próprias paranoias e não exercemos o poder do livre arbítrio.
Temos na mão o destino de nós mesmos, mas não o dos outros.
Aonde ir, o que comer, de quem se aproximar e até mesmo a quem amar.
Não somos guiados como marionetes pelos nossos instintos
Muitas vezes eles têm razão, mas outras, não.
Não podemos ser levados por calafrios, por sensações estranhas, por ideias, por sonhos, etc.
Agir precisa estar sempre atrelado a mentalizar.
Mentalize tudo o que for realizar e o que você deseja e depois se mova.
Não é psicologia de botequim
é apenas usar o poder mental para conseguir coisas.
Nós muitas vezes mudamos na vida!
Mudamos de gostos
De atitudes
De aparência
De opinião
Hoje em dia até de sexo se pode mudar
De nome
De emprego
De casa
De país, etc...
Temos esse poder!
A vida é uma montanha-russa.
Não existe tiro certo, caminho certo... não existe o certo!
O senso estético do belo é variável!
Caminhos são caminhos.
Desejos são desejos.

Sábio não é quem devorou todas as enciclopédias, os compêndios, os adendos, as crônicas, etc...
Sábio é aquele que soube ouvir o seu instinto com exatidão.

A sabedoria instintiva é a maior riqueza que uma pessoa pode ter!
Tudo que cada um sabe, sabe pra si.
E quantos com tanta cultura e formação perdem o rumo, piram, não chegam! Quantos!

Existe um odor, um cheiro que determina para onde devemos ir.
Existe uma cor, uma energia, um som, uma música...
De que vale agregar tanto conhecimento e viver infeliz?
Não quero dizer com isso que devamos negligenciar os livros, não!
Não devemos negligenciar a sabedoria alheia
Não devemos ignorar os poetas, os filósofos, os mestres, os artistas, etc...
Sabedoria é para ser absorvida, consumida.
Deveria ser mais consumida do que os fast foods da vida.
Infelizmente, não é!
O que fazer com tudo que aprendemos no decorrer da vida?
Como usar tanto conhecimento?
Devemos usá-los em benefício próprio e da humanidade!
Não somos um armazenador de cultura e conhecimento!
Somos mais que isso!
Somos pessoas e devemos ser felizes em nossas escolhas!
Somos pessoas e devemos ter a capacidade de construir nossos sonhos!
Pra que viver sofrendo, triste, amargurado, mal amado, incompreendido, etc...?
A vida nos oferece vários caminhos.
Temos escolhas a fazer:
Com quem casar, onde morar, em que se formar, quantos filhos ter, como viver, etc...
Viver é muito difícil!
Ser livre também é muito difícil!
E normalmente estamos sempre adiando a felicidade!
Entendemos que a felicidade sempre pode esperar!
A viagem pode esperar!
O amor pode esperar!
O filho pode esperar!
O prazer pode esperar!
A vida passa muito rápido!
Zaapt!!!
Quando menos esperamos... um câncer, um enfarto... fim. Finito.
Acaba assim!
Sem uma música para anunciar o último capítulo.
Morremos no silêncio.
Passamos sem holofotes.
Não economize a sua felicidade!
A Morte é estúpida:
Chega e te leva embora!
Te enlaça nos braços e te põe pra dançar no salão negro.
O baile inicia com valsas de Strauss e termina com Tangos de Gardel.
A dama de negro te envolve e te despe da vida.
“amiga morte, vem!”
Ninguém se livra de um fim shakeaspeariano!
Ninguém discute com Bukówisk no auditório da faculdade.
Ninguém toma cerveja com Keruac.
Do outro lado existe um baile, mas você não foi convidado!
Então não perca tempo para começar a viver de verdade.
Antes que Rimbaud recite a sua última poesia
E o sol se ponha triste atrás da serra da pedra branca.

por mim mesmo.

Nenhum comentário:

Postagens populares